ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Horário de verão termina nesse domingo em MS, DF e dez estados

Fernando da Mata | 25/02/2012 09:48

Com a mudança, os moradores deverão atrasar os relógios em uma hora à zero hora de domingo (26)

O horário de verão termina à zero hora deste domingo (26) em Mato Grosso do Sul e outros dez estados, além do Distrito Federal. Com a mudança, os moradores deverão atrasar os relógios em uma hora em território sul-mato-grossense, nas outras unidades federativas do Centro-Oeste, regiões Sul e Sudeste, além do estado da Bahia.

Este horário de verão, que começou em 16 de outubro de 2011, teve duração de 133 dias.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), em Mato Grosso do Sul, houve redução da demanda no horário de ponta de 35 MW (megawatts), ou equivalente a 4,5%.

Somando com as outras unidades da federação que adotam o horário especial, a diminuição da demanda chega a 4,6%, equivalente a 2.555 MW (sendo 1840 MW no Sudeste/Centro-Oeste, 610 MW no Sul e 105 MW na Bahia).

A economia da geração térmica evitada no SIN (Sistema Interligado Nacional) foi de R$ 160 milhões, de acordo com o ONS. Essa economia gera a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor.

Aplicado pela 41ª vez desde sua criação, em 1931, o horário especial tem por objetivo proporcionar o melhor aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo de energia entre as 18h e as 20h.

Conforme o Ministério de Minas e Energia, a desconcentração da demanda reduz o risco de problemas nas linhas de transmissão, nas subestações e no sistema de distribuição que poderiam afetar o fornecimento de energia elétrica.

Este ano, devido ao Carnaval, o horário durou uma semana a mais que nos últimos anos. O motivo é que o terceiro domingo de fevereiro, quando os relógios deveriam ser atrasados em uma hora, foi feriado de Carnaval. Pelo Decreto nº 6.558, que regulamenta a medida, quando a data coincide com a folia, o encerramento é adiado para o domingo seguinte.

Nos siga no Google Notícias