ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Horário de verão termina no próximo domingo em três regiões do Brasil

Jorge Almoas | 13/02/2011 21:05

Depois de 127 dias, as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil voltam ao horário normal a partir do próximo domingo. O horário de verão termina à meia-noite do dia 20 de fevereiro.

Em Mato Grosso do Sul, uma campanha mobilizou a população anos atrás sobre a fixação do horário oficial do Estado como no horário de verão, ou seja, com uma hora adiantada. Setores da sociedade e médicos apontaram os prós e contras do horário diferenciado. O caso não teve uma conclusão até o momento.

A partir do próximo domingo, os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Com o uso da hora extra de luz natural, as três regiões do país que adotam o horário de verão conseguem diminuir em cerca de 5% a demanda por energia elétrica, disse o governo federal.

O horário de verão não é aplicado nas regiões Norte e Nordeste.

A primeira vez que o Brasil teve horário de verão foi nos anos de 1931 e 1932. Naquela época, o horário diferenciado durou quase metade do ano.

Hoje, vários países fazem adotam mudança no horário para aproveitar melhor a luminosidade do verão.

A partir de 2008, o horário de verão tem datas definidas, iniciando no terceiro domingo de outubro e findando no terceiro domingo de fevereiro. No ano passado, o horário de verão começou no dia 27 de outubro.

Com informações do R7

Nos siga no Google Notícias