ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

HU deve retomar semana que vem cirurgias eletivas

Redação | 05/05/2008 15:25

O Hospital Universitário deve retomar até a próxima semana as cirurgias eletivas que ficaram suspensas durante o mês de abril. Segundo o diretor administrativo do hospital, Cláudio Silva, a suspensão foi provocada por problemas com fornecedores e dificuldades de orçamento.

Silva explica que a decisão de interromper as cirurgias eletivas foi tomada pela falta de insumos básicos destinados ao procedimento como luvas e máscaras. A falta do material foi consequência de um conjunto de problemas, garante. Resultou da falência de um dos fornecedores, incêndio no depósito de outro e do não-cumprimento de contrato.

A crise, reforça o diretor, foi agravada pelo cancelamento de R$ 2,7 milhões que deveriam ser repassados pelo governo federal, referentes a 2007. A previsão anual é de R$ 18 milhões no orçamento da instituição. Sem a verba cortada pela União, a direção precisou usar recurso das contas de 2008 porque o montante cancelado já havia sido empenhado.

A suspensão das cirurgias eletivas chegou ao MPF (Ministério Público Federal), que cobrou explicações da direção do hospital. Cláudio Silva disse que o MPF será comunicado da retomada das cirurgias, como ficou acordado. A previsão anterior era de que os procedimentos só fossem retomados em junho. Ele também negou que a suspensão tenha iniciado em fevereiro.

O diretor afirmou que nesta semana chegam os materiais, mas só na próxima as cirurgias eletivas serão retomadas. Enquanto houve a suspensão das cirurgias, o HU contou com auxílio do Hospital Regional, do Hospital Geral e da Santa Casa para o atendimento aos pacientes. No local, os demais procedimentos continuaram, como as cirurgias de emergência e o serviço ambulatorial.

A média mensal de atendimento no HU é de 450 cirurgias. Destas, cerca de 280 são eletivas e o restante é de emergência. A falta do procedimento eletivo não acarreta em dano imediato para o paciente e, por isso, pode ser adiado. Pelo ambulatório entram cerca de 8 mil pacientes todos os meses e 110 pessoas são atendidas diariamente no Pronto Socorro.

Nos siga no Google Notícias