ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Ibama acusa carvoarias de fornecer material ilegal

Redação | 17/07/2008 18:45

O Ibama acusa uma rede de carvoarias de fornecerem carvão vegetal nativo ilegal a uma siderúrgica de Corumbá, cidade que fica a 426 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com investigações realizadas pelo Ibama e pela PF (Polícia Federal) desde o ano passado, as carvoarias operavam na ilegalidade e transportavam

cargas em excesso e sem cobertura legal, o que produziu uma fraude de 30 mil metros de carvão ilegais.

A quantidade é equivalente a 1,5 mil hectares de florestas nativas. Segundo o Ibama, a rede é composta por carvoeiros que seriam orientados por consultores técnicos e jurídicos experientes e contava com o comportamento passivo de proprietários

rurais, que se beneficiam com a abertura de áreas para pastagens a

custo zero.

Conforme informações do órgão federal, 90% dos carvoeiros ilegais são fornecedores da MMX, empresa de Eike Batista.

A investigação dos dois órgãos federais leva o nome de Operação Rastro Negro Pantanal e já multou cerca de 60 carvoeiros e 10 proprietários rurais, no total de R$ 15 milhões.

Foram suspensas as atividades de carvoejamento, supressão vegetal e aproveitamento de material lenhoso em diversas propriedades até conclusão de ação de Auditoria Ambiental.

De acordo com o Ibama, a empresa de Corumbá já havia sido multada por receber cargas ilegais e um rastreamento levou o órgão aos fornecedores.

Diamante Negro

Nos siga no Google Notícias