ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Ibama adianta formação de brigadas contra incêndios

Redação | 29/05/2009 13:35

Depois da extinção do fogo na região de Corumbá, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) vai adiantar a contratação de pessoal para a formação de uma briga de combate a incêndios florestais. O motivo foi a antecipação da estiagem no Pantanal, o que faz com que a região seja susceptível a novas queimadas.

Segundo o coordenador do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), Márcio Yule, serão 42 homens que atuarão nos municípios de Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho, 14 em cada cidade.

"Cada equipe terá à disposição veículos, embarcações e todos os demais equipamentos para combater os focos de incêndios", detalha, lembrando que em anos normais o período de queimadas inicia em agosto.

Segundo Yule, as brigadas vão ficar em patrulha de 1º de julho até o fim do ano, os homens começarão a receber os treinamentos ainda em junho. O coordenador destaca que é "fundamental" se combater os incêndios nas primeiras horas, pois assim é possível minimizar os prejuízos imediatos (perda da qualidade do ar) e os de longo prazo, como por exemplo: degradação do solo e danos à flora e à fauna.

Neste próximo mês, será formado um comitê contra queimadas, do qual farão parte a prefeitura de Corumbá e Ongs da região. "

Nos siga no Google Notícias