ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Ibama apreende carvão irregular e fecha carvoaria

Redação | 15/12/2009 11:34

Três caminhões carregados de carvão irregular apreendidos e uma carvoaria fechada. Este é o resultado da operação Rastro Negro III, deflagrada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) durante cinco dias.

A ação foi realizada nos municípios de Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Costa Rica, Três Lagoas, Paranaíba, Aparecida do Taboado e Alcinópolis. Foram mais de 2.300 km rodados pelas equipes de fiscalização.

Os fiscais apreenderam três caminhos com carga irregular de carvão, que não apresentaram o DOF(Documento de Origem Florestal).

O primeiro caminhão com carga de 60 metros cúbicos de carvão irregular foi apreendido na BR- 060, em Camapuã.

O outro veículo com 62 metros cúbicos de carvão foi apreendido na cidade de Costa Rica e o terceiro veículo em Ribas do Rio Pardo. No total foram apreendidos 166,694 metros cúbicos de carvão.

A carga apreendida dos três caminhões foi avaliada em R$ 49 mil e as multas somaram R$ 63.208,20.

A carvoaria fechada funcionava sem autorização ambiental em Ribas do Rio Pardo. Na carvoaria foram encontrados 30 fornos e apreendidos 44 metros cúbicos de carvão de origem nativa.

Com a operação Rastro Negro III o Ibama de Mato Grosso do Sul quer diminuir a produção, o transporte de carvão e o desmatamento irregulares de matas nativas dentro do Estado. Principalmente nesta época, com a retomada da produção de siderúrgicas instaladas aqui .

Essa retomada deverá aquecer o mercado de produção de carvão que deve ser pressionado a aumentar a produção. A operação foi feita também para apurar denúncias da linha verde do Ibama.

Nos siga no Google Notícias