ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Ibama envia helicóptero para combater fogo no Pantanal

Redação | 21/05/2009 10:00

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) vai enviar um helicóptero a Mato Grosso do Sul para auxiliar no combate a incêndios no Pantanal. A aeronave deve chegar hoje ao Estado.

Nesta semana, o senador Delcídio Amaral (PT) alertou o presidente do Ibama, Roberto Messias, sobre o número elevado de queimadas na região. Segundo o senador, "a população pantaneira não agüenta mais tanta fumaça e fogo".

Neste ano, a região do Pantanal, que todos os anos lidera o número de incêndios no Estado, sofre com a estiagem antecipada. O Ibama/MS criou brigadas de prevenção e combate a incêndios em Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho. Além do helicóptero, o Ibama nacional deve enviar aviões equipados para combater incêndios florestais.

No Estado, o total de focos já aumentou 340% em relação ao mesmo período do ano passado, quando, em 12 meses, foram registrados 1.438 focos de calor.

Contudo, somente em junho será analisada a antecipação da proibição de queimadas para manejo de pastagem. A medida é adotada para diminuir os incêndios.

Nos siga no Google Notícias