ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Ibama notifica 25 carretas sem licença na divisa MS/SP

Redação | 05/08/2010 14:38

Fiscalização realizada pela superintendência do Ibama em Mato Grosso do Sul notificou 25 carretas e empresas no Posto Fiscal da BR-262, em Três Lagoas, na divisa entre o Estado e São Paulo. As notificações se referem a falta de licenciamento ambiental obrigatório para o transporte de cargas perigosas, como combustíveis e produtos químicos.

De acordo com o Ibama, cerca de 80 caminhões foram fiscalizados desde o início das operações, que contam com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. A fiscalização será mantida até o fim da tarde de sexta-feira (6 de agosto).

Segundo Reginaldo Yamaciro, coordenador coordenador do Núcleo de Licenciamento do Ibama, o objetivo da operação é alertar os motoristas que transportam esse tipo de produto para os riscos de acidentes perigosos ou danosos ao meio ambiente, caso a carga não esteja rigorosamente dentro da lei.

Esta é a segunda etapa da operação de fiscalização de cargas perigosas realizada pelo Ibama em Mato Grosso do Sul. A primeira aconteceu no dia 11 de junho, em Corumbá, na fronteira com a Bolívia. Na época foram fiscalizadas mais de 30 carretas e notificadas 10 empresas também por falta de licenciamento de cargas e de Cadastro Técnico Federal, ambos de registro obrigatório no órgão federal.

De acordo com o Ibama, as barreiras devem continuar nos principais acessos rodoviários do Estado. A lista de produtos perigosos soma mais de 3 mil itens, dentre produtos radiativos, inflamáveis, infectantes, corrosivos e tóxicos. Para o transporte de todos eles, a legislação exige licenciamento ambiental e registro no Cadastro Técnico Federal, além de inúmeras medidas de segurança e sinalização especial em veículos habilitados.

Nos siga no Google Notícias