ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Ibama: paralisação de amanhã atinge 60 fiscais em MS

Redação | 04/11/2008 16:30

Os fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) de todo o País vão paralisar suas atividades amanhã.

Em Mato Grosso do Sul, segundo informações da Anffema (Associação Nacional dos Fiscais Federais do Meio Ambiente), pelo menos 60 profissionais devem cruzar os braços nesta quarta-feira.

O presidente da associação, Geraldo Magella, explicou há pouco, ao Campo Grande News, que a paralisação, de 24 horas, será um ato de advertência da campanha pela criação do cargo de Fiscal Ambiental Federal, além de outras reivindicações.

Há sete anos, segundo a Anffema, os servidores dos dois Institutos que exercem atividades de fiscalização lutam pela criação do cargo de Fiscal Federal Ambiental.

Atualmente, esses servidores estão inseridos em cinco diferentes cargos e continuam sem atribuição definida na lei para atuar na área de fiscalização.

Além da criação do cargo, os trabalhadores reivindicam também a criação de três mil vagas no Ibama e no ICMBio, para aumentar o efetivo de fiscais e melhorar as condições de combate aos crimes ambientais, além da criação da Universidade Corporativa, que realizaria cursos de capacitação específicos para aqueles que se habilitarem a exercer atividades de fiscalização ambiental executadas pelo Ibama e pelo ICMBio.

Em Brasília, às 10h, um representante da categoria deve entregar a carteira profissional, colete, armamento e outros equipamentos de trabalho ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em ato simbólico de pela criação do cargo e demais reivindicações.

Nos siga no Google Notícias