ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Ibama se reúne com Paraguai para coibir desmatamento

Redação | 04/05/2010 16:26

O desmatamento irregular na região de fronteira reuniu Ibama de Mato Grosso do Sul e dirigentes do Informa (Instituto Florestal Nacional do Paraguai), na tarde de ontem em Ponta Porã, a 348 quilômetros de Campo Grande

A informação é de que 90% das áreas remanescentes de Mata Atlântica existentes no Paraguai já foram desmatadas ou estão em estado avançado de desmatamento, segundo Francisco Galeano, secretário geral do Infoma. O segundo crime nesta cadeia é o contrabando para o Brasil.

As duas instituições ambientais decidiram então elaborar uma ação conjunta entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai para coibir o contrabando e comercialização de produtos florestais.

De acordo com David Lourenço, Superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, a idéia é retomar e atualizar o acordo de cooperação assinado pelos dois países em julho de 1996, que prevê ações conjuntas entre os dois países no combate ao tráfico ilícito de madeira e produtos florestais entre os dois países.

Para isso Francisco Galeano, secretário geral do Infoma e Lourenço prometem acionar os ministérios de Relações Exteriores dos dois países para estabelecer um cronograma de ação e novas regras de atuação para combater a atividade ilícita.

Para o Ibama, o combate ao desmatamento e ao contrabando de carvão são prioridades. Segundo o órgão, em cinco anos a fiscalização no Estado diminuiu de 4,742 milhões de metros cúbicos em 2007 para 2,5 m³ em 2008.

A queda na produção ocorreu após uma auditoria desenvolvida por técnicos do IBAMA denominada Operação Rastro Negro que flagrou fraudes no sistema do Documento de Origem Florestal (DOF). A auditoria descobriu uma série de irregularidades na comercialização e consumo de carvão no setor siderúrgico do Estado e no pólo siderúrgico de Minas Gerais.

Nos siga no Google Notícias