ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

IBGE inicia censo sobre políticas de saúde do estudante

Redação | 23/03/2009 15:12

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou hoje em Campo Grande o levantamento de dados para a Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar). Mato Grosso do Sul é um dos 5 primeiros estados a fazer o trabalho, assim como Acre, Amazonas, Goiás e Piauí. Os outros estados iniciam a pesquisa até 10 de abril, e a coleta deverá ser feita até meados de junho.

O objetivo da pesquisa é traçar o perfil dos estudantes do 9º ano, para formular políticas que contribuam para combate a problemas como a obesidade e o tabagismo.

Após o levantamento, os dados serão encaminhados para o Ministério da Saúde, explica a coordenadora técnica de pesquisa do IBGE, Laide Bueno.

Em Campo Grande, a verificação das 60 escolas selecionadas deverá ser concluída nos próximos dois meses.

A escolha dos estabelecimentos de ensino pesquisados foi feita com base em critérios de amostragem, a partir da lista fornecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Participam da pesquisa somente alunos do 9º ano. Nos estados em que essa série ainda não está em funcionamento, são os alunos do 8º ano que respondem ao questionário.

Nesta tarde, a equipe do IBGE esteve na Escola Estadual Joaquim Murtinho. No local, 65 estudantes de duas turmas contribuiram com o levantamento.

Método - De acordo com a coordenadora técnica da pesquisa, Laide Bueno, o primeiro passo para o levantamento é a apresentação da proposta para os diretores das escolas.

Depois disso, a equipe explica aos alunos como o trabalho será feito por meio da apresentação de um vídeo de 3 minutos. Em seguida, os estudantes respondem a um questionário de 120 perguntas. O diferencial nessa fase é a utilização de um novo aliado: o palm top.

Nos siga no Google Notícias