ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Idoso aguarda em casa doação de sangue O negativo

Redação | 04/12/2009 17:43

José Loubet, 77 anos, está na casa da família à espera de sangue tipo O negativo, receptor apenas do mesmo tipo sanguíneo. Ontem ele conseguiu algumas bolsas, no entanto, precisa de 30 para continuar o tratamento contra o câncer.

A neta do idoso, Paola Siqueira, 23 anos, conta que há mais de um mês ele teve de vir de Jardim para ser atendido em Campo Grande. Ele precisa de doações constantemente, entretanto, não pode receber todo o sangue de uma só vez.

Devido à falta do tipo sanguíneo, os médicos decidiram pedir ao paciente que voltasse para casa e sempre que conseguem algumas bolsas ligam para a família.

Loubet foi ontem ao Centro de Oncologia e recebeu uma quantia de sangue. Já hoje, não havia mais bolsas, portanto, ele foi medicado com soro e voltou para casa dos familiares.

Paola conta que alguns amigos fizeram doações ontem, contudo, o repasse aos pacientes não é imediato porque necessita de testes.

"Ficamos em uma situação difícil porque nada garante que vai conseguir doações no outro dia", desabafa.

Outras 11 pessoas também precisavam do tipo sanguíneo.

Doações podem ser feitas no Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul).

O voluntário que deseja contribuir precisa ter idade entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos, estar bem de saúde, alimentado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas e portar algum documento de identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação).

Antes da doação, o voluntário passa por uma pré-triagem para esclarecer detalhes do histórico de saúde e a coleta de sangue para exames preliminares.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalos de dois meses, mulheres doam até três vezes por ano, com intervalos de três meses a cada doação.

Na Capital, o Hemosul está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304. O horário de funcionamento é das 7 horas às 17h30 de segunda a sexta-feira e aos sábados das 7 horas às 12h30.

Nos siga no Google Notícias