ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Idosos comemoram o dia internacional, mas reclamam da saúde pública

Aliny Mary Dias | 01/10/2013 10:34
Leandro tem 87 anos, dá aula de violino e frequenta os famosos bailes da terceira idade (Foto: Cleber Gellio)
Leandro tem 87 anos, dá aula de violino e frequenta os famosos bailes da terceira idade (Foto: Cleber Gellio)

Nesta terça-feira (1º) é comemorado o Dia Internacional do idoso e em Mato Grosso do Sul aqueles que possuem mais de 60 anos tem o que comemorar, mas garantem que alguns serviços precisam de melhoria para melhor atendê-los.

Em todo o Mato Grosso do Sul, pelo menos 297 mil idosos recebem aposentadoria do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Para o presidente do Sindicato Estadual dos aposentados, pensionistas e idosos, Jânio Batista de Macedo, a saúde pública ainda é motivo de reclamações.

“Há necessidade de fazermos um apelo para que a administração pública proporcione aos idosos todos os benefícios em relação a prática de lazer, ginástica e melhoria na saúde. O atendimento precisa melhorar muito em todo o país”, explica Jânio.

Além dos problemas na saúde, o presidente do sindicato afirma que a atenção das autoridades devem estar voltada aos idosos porque daqui 20 anos a estimativa é que a população brasileira será composta por mais idosos.

Aos 87 anos, Leandro de Arruda faz parte da 3ª idade e diz ter a receita para chegar nessa idade com uma disposição incomum. “O segredo é não reclamar da vida, tem gente que vive reclamando. Não tem como chegar nessa idade sem ter doenças, mas o detalhe é como nós reagimos”, conta.

Dia internacional do idoso é comemorado hoje (Foto: Cleber Gellio)
Dia internacional do idoso é comemorado hoje (Foto: Cleber Gellio)
Nicolas se sente mais eficiente hoje em relação a anos atrás (Foto: Cleber Gellio)
Nicolas se sente mais eficiente hoje em relação a anos atrás (Foto: Cleber Gellio)

Leandro é professor de violino e conta que a música é grande aliada para os idosos. “Eu vou para o baile toda a sexta-feira e escuto muita música. Em casa eu ouço todo tipo de música brasileira e isso deixa a minha mente em dia”, explica.

Já o aposentado Nicolas Alvarez, de 61 anos, vê em outro assunto o chamado segredo da longevidade. “Eu sou muito mais eficiente hoje do que era há anos. Tenho muito mais experiência hoje do que muito menino por aí. E não é experiência em baralho não, é em C..”, brinca o idoso.

No próximo sábado (5), está marcada uma ação em comemoração ao dia. O Conselho Municipal do Idoso fará o “Hoje a Praça é Nossa”, o evento começa às 8 horas e vai até o meio dia na Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias