ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Igreja afirma que milícia do agronegócio elimina índios

Redação | 11/12/2009 13:40

Em uma nota sobre o conflito entre produtores rurais e indígenas, a Conferência Episcopal do Mato Grosso do Sul, formada por todos os bispos, faz duras críticas ao poder público e aos produtores rurais. Não poupam nem mesmo o agronegócio, apontado como o pilar da economia nos tempos de crise.

"E já que no Brasil nada se consegue senão com pressão, quando os índios se atrevem a buscar seus direitos, são tratados e eliminados como animais por milícias do agronegócio", acusa, responsabilizando os produtores rurais pelas mortes de lideranças indígenas no Estado.

"Acabam apodrecendo anos a fio em nossos presídios, já que são cada vez mais raros os advogados que ousam tomar a sua defesa", destacam os bispos, que saíram em defesa dos Guarani Caiuás, que lutam pela criação de 39 novas áreas na região sul do Estado. Há oito dias, a Funai (Fundação Nacional do Índio), sob escolta da Polícia Federal, começou os estudos para identificar as novas áreas.

A fidelidade ao Deus que se solidariza com os que são excluídos pela sociedade, nos impede de permanecer indiferentes ante a marginalização que há anos atinge a maior parte da população indígena do Estado, expropriada e banida de suas terras de origem", justificam a manifestação.

"A relutância em buscar políticas públicas que sanem, de uma vez por todas, o clima de desespero e de ódio entre produtores rurais e índios, faz com que cresça, a cada ano que passa, o número de vítimas, outorgando ao nosso Estado o triste primado de mortes de pessoas indefesas, que lutam para sobreviver em meio ao descaso e à perseguição que as cercam de todos os lados

Nos siga no Google Notícias