ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Impasse sobre subestação de Chapadão está próximo do fim

Redação | 20/04/2010 12:09

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estuda a troca do local de instalação de torres de transmissão na região do Bolsão, para evitar prejuízos aos produtores. A agência analisa a troca de terrenos das torres.

Técnicos da Aneel e da empresa Itatim, responsável pelo empreendimento pela subestação de energia, sobrevoam a área para decidir a troca de local de instalação das torres de transmissão.

A idéia é transferir as linhas de transmissão para propriedades que não atinjam áreas agricultáveis, uma vez que os equipamentos impedem a passagem do maquinário agrícola e provocam acidentes com aviões usados para a pulverização.

O linhão passará pela região do Bolsão, divisa entre Mato Grosso do Sul e Goiás, e segundo produtores, inviabiliza lavouras e torna o custo de produção muito mais alto.

Os produtores rurais já relataram vários acidentes de máquinas e aviões enroscados em cabos de transmissão de energia elétrica. Eles reclamam também dos prejuízos às lavouras da região.

No início do mês, o assunto foi debatido em reunião na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

Linhas de transmissão - As linhas foram planejadas para interligar as PHC's (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e as usinas de biomassa licitadas na região à subestação coletora.

A localização da subestação foi escolhida pela proximidade a outra subestação já existente, da Eletrosul, que permitiria a interligação com o restante do país.

O Sindicato Rural de Chapadão sugere o deslocamento em 30 quilômetros da subestação coletora, com correções no trajeto das linhas de transmissão que as retirariam das fazendas produtoras.

Nos siga no Google Notícias