ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Incêndios destruíram diversas áreas em Dourados nesta 2ª

Redação | 13/09/2010 20:35

Esta segunda-feira ficará marcada como um dos dias mais movimentados para o Corpo de Bombeiros, que tiveram de combater incêndios em diversas regiões.

Um Auto Bomba Tanque do Quartel da avenida Presidente Vargas atendeu, às 13h41, um incêndio que atingiu a vegetação de uma área ao lado da Imesul Metalúrgica, próximo ao Parque de Exposições. Até os bombeiros não fizeram o levantamento do tamanho da área atingida.

A mesma equipe atendeu por volta às 12h13 outro incêndio na região próximo a rotatória de saída para Campo Grande, no prolongamento da avenida Marcelino Pires. Enquanto isso uma outra equipe seguiu para a área do Posto da Capela visando combater fogo que atingia a vegetação naquela região.

Como a demanda de incêndios era grande, apoio foi solicitado ao quartel de Ponta Porã para combater um incêndio que atingia uma vegetação perto do Posto Guaíba, na BR-463.

Todas as três viaturas capazes combater incêndios foram empenhadas. E para reforçar as equipes, pessoal do serviço administrativo foi acionado no sentido de compor as guarnições de bombeiros.

Eucaliptos - Na Fazenda Potreirito, localizada na região sul de Dourados, o incêndio teve início às 11h. Foi atingida uma área de eucaliptos, cuja produção era destinada à Cooperativa Xanxerê e Seara.

De 264 hectares da propriedade, 40 foram completamente queimadas. Metade da madeira se encontrava pronta para empilhamento e a outra parte estava em processo de armazenamento.

Na propriedade, os bombeiros evitaram que uma casa fosse atingida pelas chamas. Um galpão de criação de suínos também correu risco de ficar totalmente queimado.

Duas viaturas do Corpo de Bombeiros de Dourados, uma viatura Auto Bomba Tanque e um Auto Bomba Rápido foram usadas para combater o incêndio, coordenando também cerca de 30 pessoas entre trabalhadores da fazenda e proprietários rurais vizinhos. Ao todo nove máquinas agrícolas trabalharam durante a tarde e devem permanecer agora à noite no local.

A ação dos bombeiros consiste na confecção de aceiros, com uso das máquinas criando uma separação entre uma vegetação e outra, tipo a abertura de uma estrada. Nessa linha criada, ateia-se fogo contra fogo e nesses pontos onde é colocado o fogo mantém-se uma vigilância. As equipes aproveitam ainda para resfriar a área não queimada, com máquinas que espargem água em forma de neblina, para evitar que o fogo salte à área a ser preservada.

Nos siga no Google Notícias