ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Incra convoca produtores para buscar 44 certificações

Redação | 04/02/2010 13:45

O Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) publica amanhã comunicado oficial chamando 44 proprietários de imóveis rurais para buscar a certificação do georreferenciamento de suas propriedades.

O georreferenciamento é um sistema de medidas agrárias por meio da utilização de coordenadas geográficas, que situa o imóvel rural no globo terrestre, estabelecendo um "endereço" para o imóvel, definindo sua forma, dimensão e localização, através de métodos de levantamento topográfico.

A certificação é obrigatória para efetuar qualquer mudança de domínio, como venda e o inventário, sendo necessária sua apresentação para registro em cartório. O documento também é exigido para realizar financiamentos agrícolas. Todos os meses, dezenas de processos concluídos ficam parados na sede da autarquia, em Campo Grande, esperando ser retirados.

Atualmente, a exigência recai sobre imóveis com mais de 500 hectares, mas, a partir de 2012, será obrigatória para todas as áreas. Dessa forma, o governo federal irá conhecer a malha fundiária brasileira em detalhes, evitando grilhagem e sobreposições.

O Estado lidera as estatísticas com 4,2 mil dos 17,5 mil imóveis certificados no país desde 2003. Em seguida estão os Estados de São Paulo, com 4,1 mil, e Goiás, com 2,1 mil certificações. A cada dia, cerca de 15 pedidos de certificação são protocolados na superintendência do Incra.

Confira os imóveis relacionados aqui

Nos siga no Google Notícias