ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Incra faz mutirão para atender brasiguaios na BR-163

Redação | 26/11/2010 18:57

Técnicos do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) vão realizar no período de 29 de novembro a 3 de dezembro um mutirão de documentação para atender às famílias brasiguaias que se encontram no acampamento Antonio Irmão, na BR-163, em Itaquiraí.

Na ocasião, as famílias do acampamento poderão viabilizar sua documentação civil básica (certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho). Além disso, os brasiguaios também poderão ser atendidos pela Previdência Social e dar entrada em pedidos de divórcio e de pensão alimentícia na Defensoria Pública.

Cópia de documentos, fotografias para documentos e palestras sobre consumo consciente de energia elétrica também será disponibilizadas.

Os chamados brasiguaios são brasileiros e descendentes que moravam no Paraguai há pelo menos três décadas. Nos últimos meses, centenas dessas famílias voltaram à terra natal expulsas por milícias armadas contrárias aos migrantes.

Como a maior parte dos brasiguaios é constituída por pequenos agricultores expropriados de suas terras, um dos principais destinos foi o reforço ao acampamento Antônio Irmão, montado pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no ano passado, há 90 quilômetros do limite entre os dois países.

Segundo o superintendente regional do Incra, Manuel Furtado Neves, os integrantes do acampamento Antônio Irmão já foram cadastrados pelo órgão. As famílias brasiguaias com perfil apropriado serão incluídas na listagem de demanda do Programa Nacional de Reforma Agrária e assentadas conforme a disponibilidade de espaço. (Com informações da assessoria).

Nos siga no Google Notícias