ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Incra libera recursos para acelerar certificação de imóveis rurais em MS

Edmir Conceição | 02/10/2011 12:32

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) conseguiu junto ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a liberação de R$ 3 milhões que serão investidos no trabalho de informatização e digitalização dos dados do acervo fundiário e mapeamento topográfico de Mato Grosso do Sul, ação que considera fundamental para acelerar o processo de regularização e certificação dos imóveis rurais no estado. Delcídio foi comunicado da decisão durante reunião com o diretor Nacional de Estrutura Fundiária do INCRA, Richard Torsiano.

“Tratamos da regularização fundiária, especialmente na região de fronteira, além das questões que envolvem as comunidades quilombolas e as aldeias indígenas. A digitalização vai qualificar a gestão dos imóveis rurais em Mato Grosso do Sul e acelerar o processo de regularização e certificação. Montamos um programa de trabalho para, através do Incra, implementar todas as medidas que vão trazer tranqüilidade ao campo e eliminar uma série de dificuldades, problemas e até conflitos”, acredita o senador.

Segundo Delcídio, o trabalho de digitalização do acervo fundiário será realizado por meio de convênio a ser celebrado entre o Incra e o Governo do Estado agora outubro. Como contrapartida, o governo estadual vai disponibilizar 14 técnicos para analisar os processos de regularização e certificação dos imóveis rurais.

“O Incra está empenhado em atender as demandas apresentadas pelo senador com relação à certificação dos imóveis rurais, a ratificação de títulos em faixa de fronteira, a questão dos territórios quilombolas e indígenas. Uma das principais preocupações é de que isso ocorra sem gerar nenhum tipo de conflito social. Com certeza, a digitalização do acervo fundiário, que começa logo após a assinatura do convênio, será importante em todo esse processo, pela qualificação da gestão, do conhecimento e das informações da estrutura fundiária de Mato Grosso do Sul”, assegura o diretor Nacional de Estrutura Fundiária do INCRA, Richard Torsiano.

Nos siga no Google Notícias