ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Incra programa 2ª etapa do mutirão de documentação rural

Redação | 04/08/2009 21:58

O Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a Delegacia Federal do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no Estado discutiram, na manhã desta terça-feira, o planejamento da segunda etapa dos mutirões de documentação da trabalhadora rural de 2009.

Os próximos atendimentos deverão ser feitos nos meses de outubro e novembro em Naviraí (20 e 21/10), Itaquiraí (22 a 22), Eldorado (26 e 27), Japorã (28 a 30), Mundo Novo (4 e 6/11), Iguatemi (9 e 10) e Tacuru (11 e 12).

Para Celso Arruda, delegado do MDA no Estado, a importância dos mutirões transcende o ato de levar documentos ao trabalhador rural. "O programa leva possibilidade de acesso à cidadania", enfatiza.

Na primeira etapa dos mutirões, o Incra/MDA e as entidades parceiras realizaram dez mutirões. O primeiro deles foi promovido em parceria com a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e alcançou a população ribeirinha de seis portos do rio Paraguai (Portos da Manga, Albuquerque, Morrinho, Esperança, Coimbra e Barranco Branco). Na ocasião, foram feitos 2.545 atendimentos gerais e emitidos 1.085 documentos.

Os mutirões seguintes foram realizados em nove municípios do vale do Ivinhema: Novo Horizonte do Sul, Nova Andradina, Batayporã, Bataguassu, Angélica, Santa Rita do Pardo, Anaurilândia, Taquarussu e Ivinhema, com 2.666 documentos emitidos e 8.768 atendimentos gerais realizados.

Durante os mutirões, os trabalhadores rurais podem obter carteira de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), carteira de trabalho e registro de nascimento. Além da documentação, são oferecidos atendimentos nas áreas de Saúde (vacinação de crianças e adultos, orientações odontológicas), Direito (atendimentos diversos da Defensoria Pública Federal), Assistência Social (com palestras sobre Planejamento Familiar e Abuso e Exploração Sexual), INSS (informações sobre aposentadoria e previdência social).

Nos siga no Google Notícias