ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Índia de MS luta por salário maternidade já há 14 anos

Redação | 09/06/2009 17:13

A índia Claudina Alcebíades, de uma aldeia de Caarapó, conseguiu, 14 anos depois, o direito de receber salário maternidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Nesta segunda-feira, a 7ª Turma do TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) anulou a sentença da Vara da Comarca de Caarapó, que determinou o arquivamento do pedido por considerar a mulher sem capacidade processual por ser indígena.

A filha de Claudina nasceu em 1995 e ela recorreu à Justiça para receber o salário maternidade. No entanto, a Justiça estadual indeferiu o pedido, que não teve o acompanhamento do Ministério Público Federal.

Os desembargadores, por unanimidade, votaram pela nulidade da sentença e pelo regular prosseguimento do processo. A relatora, desembargadora Leide Polo, afirmou que a índia tinha CPF e documentação assinada.

A relatora concluiu que a indígena tinha sim capacidade processual para pedir o salário maternidade do INSS na justiça e determinou o "regular prosseguimento" do processo na Vara de Caarapó, "mediante intervenção do Ministério Público, em todos os atos praticados no feito, a teor do que dispõe o citado dispositivo constitucional."

Claudina alegou que "por sempre ter laborado na produção da terra", tinha direito ao benefício previdenciário e que a apresentação de documentos, como cópia da identidade assinada, demonstrava a "consciência plena de seus atos civis".

Nos siga no Google Notícias