ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Indicação para prêmio mobiliza escola e comunidade

Redação | 11/11/2009 18:00

A indicação como finalista do prêmio 'Destaque Brasil', que escolhe todo ano uma escola pública como referência nacional em gestão escolar, mobilizou hoje alunos e a comunidade próxima à escola Ada Teixeira de Oliveira, localizada no bairro Jardim Campo Belo, na Capital.

Na quadra da escola, cerca de 400 alunos ficaram em verdadeira concentração durante todo o dia, para acompanhar por telão o resultado do concurso, exibido ao vivo pelo Canal Futura. A direção da escola foi até Brasília (DF) participar da final.

Durante todo o dia, eles desenvolveram atividades diferenciadas, como apresentações de dança e canto, explica a coordenadora pedagógica Ana Amélia Souza Queiroz, de 44 anos. Tudo em torno da expectativa da escolha da escola como referência.

Queiroz conta que esse foi o primeiro ano em que a escola se inscreveu no concurso, e já conseguiu resultado satisfatório. "Só de estarmos entre as seis melhores já é uma grande vitória", destaca.

Entre os pais de alunos, o sentimento foi de orgulho pela indicação da escola da periferia ao prêmio. "Ter ido para a final já é uma grande coisa, é muito difícil, muitas escolas participaram", afirma a dona-de-casa Valdenice Francisca de Lima, de 35 anos.

A doméstica Irene Moraes, de 40 anos, saiu do trabalho e foi direto para a escola, acompanhar junto com a filha de nove anos o anúncio. "Ela (escola) mereceu ser finalista, tem direção competente e professores qualificados", elogia.

"'Tomara que a nossa escola ganhe", dizia a estudante Mariane Pedrassani, de 12 anos, minutos antes do anúncio. Aluna do Ada Teixeira há seis anos, ela diz que o ensino no local é muito bom, e que não trocaria a escola pública por nenhuma particular da Capital.

Se dependesse da torcida a escola certamente teria conquistado o título. Contudo, o resultado divulgado por volta das 17h indicou a concorrente Doutor Luís Pinto, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.

Esforço - Apesar do orgulho pela indicação nacional, a escola deixa claro que não precisa de nenhum título para continuar com seus projetos de aproximação da comunidade.

Com entusiasmo, a professora Celina da Silva, de 40 anos, revela que os esforços já têm dado resultados positivos. "Nossa escola é referência no bairro", explica.

Segundo ela, apesar das instalações modestas do estabelecimento, o trabalho desenvolvido tem influenciado no comportamento dos alunos, que estão mais comprometidos e conscientes de seus deveres, tanto dentro quanto fora da escola.

Aproximação - Coordenadora pedagógica do Ada, Ana Amélia Souza explica que entre os diferenciais do estabelecimento de ensino está a preocupação em aproximar a comunidade do ambiente escolar.

Além disso, é marcante o ensino de valores como a ética, respeito e cidadania. "A comunidade se faz presente na escola em todo momento", diz. Ela aponta a participação de 100% dos pais em determinadas reuniões escolares como resultado do trabalho.

E o vendedor Almir Soares, de 31 anos, é um exemplon disso. Ele afirma que faz questão de acompanhar com a esposa detalhes da vida escolar da filha. "

Nos siga no Google Notícias