ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Índice de motociclistas mortos sobe como epidemia

Redação | 26/07/2009 09:52

Dados do Ministério da Saúde confirmam que motociclistas passaram a liderar o ranking de mortes em 12 estados brasileiros, entre eles Mato Grosso do Sul, e os óbitos crescem em percentual bem acima dos envolvendo outros veículos e os atropelamentos.

A epidemia de vítimas fatais em motos, já rotina no Estado, superou as mortes de pedestres que se estabilizaram nos últimos 8 anos, segundo o levantamento.

Entre motociclitas, o índice de óbitos aumentou 131% em relação a 2001, enquanto que em carros o crescimento foi de apenas 30%.

Em 2005, a frota de motos em Mato Grosso do Sul era de 114 mil, em 2009 o número já é quase o dobro - 212 mil, o que indica uma das causas do problema.

Outro levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito aponta que em 2008 a diferença de mortes envolvendo as duas categorias nunca foi tão pequena no Brasil.

A realidade nacional se diferencia da capital sul-mato-grossense, onde a diferença entre as duas categorias é grande há, pelo menos, 3 anos.

Em 2007, em acidentes com motos, 40 morreram no local. No mesmo ano foram 11 pedestres mortos no trânsito.

Em 2008, 34 motociclistas morreram e 14 pessoas atropeladas na Capital não sobreviveram.

No primeiro semestre deste ano, oito pessoas já morreram atropeladas e 14 motociclistas integram as estatísticas de vítimas fatais.

Para a diretora do departamento de análise de situação de saúde do governo federal, Deborah Malta, o aumento contínuo de mortes de motociclistas atingiu "curva epidêmica".

Dados do SUS (Sistema

Nos siga no Google Notícias