ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Indígena morre engasgado ao almoçar, 2° caso hoje

Redação | 15/08/2010 15:39

O indígena Ataíde Mendes, de 50 anos, morreu engasgado nesta tarde enquanto almoçava. O caso ocorreu na rua Marquês de Pombal, no bairro Tiradentes, em Campo Grande.

Foram familiares quem acionaram a Polícia. O filho da vítima contou que ele almoçava quando engasgou com a comida. A família está neste momento na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) para registrar o óbito.

De acordo com o delegado de plantão, João Reis Belo, o caso será registrado como morte a esclarecer. O corpo do indígena será encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para exame necroscópico.

Essa é a segunda morte por engasgamento registrada hoje na Capital. O advogado Ogair Souza Nogueira morreu na madrugada deste domingo, depois de ter engasgado com um pedaço de carne.

Prevenção - Em caso de engasgamento, se a vítima está consciente, de pé ou sentada, posicione-se por trás dela e coloque seus braços ao redor da cintura da vítima.

Segure um dos punhos com a sua outra mão, colocando o polegar contra o abdome da vítima, entre o final do osso esterno (apêndice xifóide) e o umbigo. De então repetidos puxões rápidos para dentro e para cima, a fim de expelir o corpo estranho. Repita os movimentos até conseguir desobstruir as vias aéreas da vítima, ou então, até ela ficar inconsciente.

Se a vítima está inconsciente, deite-a de costas e posicione-se sobre o seu quadril. Coloque a palma de uma de suas mãos contra o abdome da vítima, cerca de 4 dedos acima do umbigo. Com a outra mão sobre a primeira, comprima 5 vezes contra o abdome da vítima com empurrões rápidos para cima. Depois abra a boca da vítima e pesquise a presença do corpo estranho. Se esse aparecer na boca, retire-o com seu dedo.

Se não, providencie uma ventilação e se o ar não passar, reposicione a cabeça e ventile novamente. Se a obstrução persiste repita o procedimento novamente, até conseguir expulsar o objeto que causa a obstrução respiratória.

Nos siga no Google Notícias