ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Índio de 16 anos é achado morto por irmão em Dourados

Redação | 14/01/2009 18:30

Foi registrado hoje, pela Polícia Civil de Dourados, o primeiro caso de suicídio desse ano na aldeia Bororó. Segundo informações policiais, o adolescente indígena Américo Mendes Ferreira, 16 anos, foi encontrado enforcado em um quartinho pelo irmão de 14 anos.

O irmão da vítima disse à polícia que Américo usou uma cinta de nylon amarrada a uma viga. Sua mãe disse que o filho havia consumido bebida alcoólica e que desconhecia algum motivo que teria levado Américo a se matar.

Nessa semana, o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) apresentou levantamento de mortes de índios ocorridas em 2008. Foi feita a constatação de que só em Mato Grosso do Sul, 40 assassinatos aconteceram, de um total de 53 homicídios registrados em nove Estados.

Somados aos suicídios, o número aumenta para 74 casos, em uma população de cerca de 40 mil pessoas. Esses números mostram que a falta de terra e o confinamento em pequenas aldeias são as principais razões, na avaliação do Cimi, para a constante ameaça à sobrevivência física e cultural desse povo.

Nos siga no Google Notícias