ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Índio de 16 anos se enforca na Bororó; 6º caso do ano

Redação | 12/02/2008 09:10

O guarani Nilson Romeiro Lopes, de 16 anos, foi encontrado enforcado na manhã desta terça-feira na aldeia Bororó, em Dourados. O que torna o caso ainda mais trágico é que o irmão dele, um rapaz de 21 anos, também suicidou em setembro do ano passado. Só este ano são seis casos de suicídio de índios: um em Amambai, dois em Dourados, dois em Tacuru e outro em Novo Horizonte do Sul.

Na avaliação do irmão mais velho de Nilson, Albino Romeiro, de 33 anos, o problema é o fácil acesso às bebidas alcoólicas. O suicídio entre índios é tratado como uma questão de saúde pública em Mato Grosso do Sul.

Conforme a Funasa, foram 42 casos no ano passado, a maior parte deles envolvendo jovens da etnia caiuá-guarani. A raiz do problema é a questão fundiária e as distorções sociais causadas pela proximidade entre as aldeias e a cidade, além do alcoolismo. Para enfrentar o problema a Fundação informa que está atuando com psicólogos nos pólos de Mato Grosso do Sul.

A Funasa informa que, de forma pioneira, contatou no ano passado quatro psicólogos para trabalhar a saúde mental dos índios. A Fundação reconhece que o número de profissionais é pequeno e, segundo o coordenador regional, Flávio Brito, a intenção é ter um psicólogo atendendo em cada um dos 13 pólos. (Com informações do Dourados News)

Nos siga no Google Notícias