ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Índios afirmam que vão a Brasília a procura de resposta sobre exoneração

Coronel reformado já está na Funai para ser empossado

Yarima Mecchi e Christiane Reis | 21/11/2016 14:13
Coronel já está reunido com índios em prédio da Funai. (Foto: Christiane Reis)
Coronel já está reunido com índios em prédio da Funai. (Foto: Christiane Reis)

Contrários a exoneração do ex-coordenador da Funai (Fundação Nacional do índio) de Campo Grande, Evair Borges, liderança indígenas que invadiram o prédio do órgão na Capital afirmaram que vão à Brasília (DF) em busca de uma resposta para a mudança de gestão. Os índios não aceitam a nomeação do coronel reformado do Exército, Renato Vida Sant'Anna, como novo coordenador.

Após 11 dias de invasão, hoje os índios vão desocupar o prédio do órgão. Eles aceitaram deixar o local após um acordo feito no TRF3ª (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). De acordo com o cacique da Aldeia Água Branca, de Aquidauana - a 143 km de Campo Grande - Maurílio Pacheco, eles vão cumprir o que foi acordado na Justiça, mas não aceitam a exoneração.

"Ainda estamos sem resposta de porque exonerou o parente e não chamaram a gente para perguntar sobre quem ia entrar. Queremos a resposta e vamos para Brasília buscar".


De acordo com ele antes do acordo haviam 100 indígenas nas Funai e cinco vão para Brasília para cobrar o motivo da exoneração e a nomeação sem consultar dos índios.


Posse - O coronel reformado já está na Funai para ser empossado. Ele foi nomeado no dia 10 de novembro através do DOU (Diário Oficial da União) e hoje se reúne com cerca de 10 lideranças no gabinete da Funai.

Sant'Anna chegou por voltas das 14h no prédio e percorreu o local junto com os índios. A chegada foi tranquila e o coronel está sozinho com as lideranças. Ele afirmou que vai arregaçar as mangas e trabalhar muito.

Nos siga no Google Notícias