ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Índios deixam estrada e PF promete solução para conflito

Redação | 21/07/2008 14:36

Após três dias de bloqueio em estrada vicinal que dá acesso às fazendas Cedro, Barra e Fronteira, em Antônio João, a 300 quilômetros de Campo Grande, o grupo de índios guarani-kaiowá que impediam a passagem na via deixou o local.

Em reunião na manhã de hoje com a PF (Polícia Federal) de Ponta Porã, que responde pela jurisdição, com a presença da Funai (Fundação Nacional do Índio), os indígenas receberam promessas de solução à questão da retirada de lenha de propriedades rurais particulares.

Conforme a PF, o grupo depende da madeira para atividades básicas como cozinhar e esquentar água e os fazendeiros da região estariam barrando a entrada dos índios em suas terras com o uso de segurança particular.

Durante a reunião que começou às 10 horas e teve desfecho no início da tarde, os policiais afirmaram aos indígenas que buscarão resoluções pacíficas para a questão da lenha, conversando com os fazendeiros, a prefeitura de Antônio João e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Quanto aos casos de violência que estariam sendo cometidos contra o grupo por parte dos proprietários de terras, a PF anunciou que vai investigar se o sistema de segurança implantado nas fazendas é legal ou não.

Bloqueio

Nos siga no Google Notícias