ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Índios deixam prédio da Funasa após reunião

Redação | 01/09/2009 13:56

Depois de conseguirem reunião com diretores da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), indígenas deixaram no fim da manhã de hoje o prédio de Miranda, município distante 205 quilômetros de Campo Grande. Grupo composto por cerca de 300 índios invadiram hoje pela manhã a sede da Fundação para cobrar melhorias no atendimento e na distribuição de medicamentos.

Lideranças indígenas foram recebidas pelo chefe do polo Funasa de miranda, João Batista. Tanto ele quanto o chefe do distrito sanitário especial indígena de Mato Grosso do Sul, Nelson Olazar, afirmam que não houve invasão ao prédio.

Entretanto, a reportagem do Campo Grande News apurou que a sede foi invadida e que houve tumulto durante a ocupação. Os diretores da Fundação revelam que a reunião com os índios durou duas horas.

Eles cobravam informações acerca da dificuldade de conseguir medicamentos e exigiam reparos nas ambulâncias que atendem as aldeias. Os índios também querem a criação de uma secretaria voltada aos assuntos indígenas e agilidade no encaminhamento médico hospitalar.

O grupo que ocupou o prédio pertence à aldeia Moreira e, segundo o cacique Paulino da Silva, a invasão era uma forma de protestar contra o mau atendimento de funcionários da Funasa.

Nos siga no Google Notícias