ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Índios estão acampados na entrada de área em Douradina

Redação | 09/09/2010 10:59

Os índios que foram expulsos por proprietários rurais em Douradina, após invadirem a área no fim de semana, continuam acampados na estrada, próximo à terra reivindicada. Donos de terras e seguranças fizeram plantão no local, durante a noite, para evitar uma nova ocupação pelos índios Caiuá.

Na segunda, chegou a haver confronto, quando os proprietários rurais colocaram fogo no acampamento que havia sido montado na área. O MPF (Ministério Público Federal) e Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados enviaram representantes ao local e hoje a situação é considerada sob controle.

Apesar disso, os proprietários prometem voltar a fazer plantão, caso os índios voltarem para a área, como informou o presidente do Sindicato Rural de Douradina, Cláudio Pradella.

Não houve registro policial da invasão nem pedido à Justiça para desocupação da área, que fica ao lado das aldeias Lagoa Rica e Panambi. Parte da terra, 300 hectares, está em posso dos índios, que reinvidicam os outros 1,7 mil hectares.

De acordo com a informação da Funai, a área faz parte das que estão em estudo para demarcação em Mato Grosso do Sul. Na década de 1970, chegou a haver estudos considerando a área indígena, mas não houve a homologação oficial.

A terra faz parte da antiga Colônia Agrícola de Dourados, formada no governo Getúlio Vargas para povoar a região, que depois, após muita polêmica, teve uma parte grande transformada em aldeia indígena.

Nos siga no Google Notícias