ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Índios estão há mais de 24 horas em bloqueio de rodovia

Redação | 03/02/2009 15:41

Cerca de 50 índios mantêm, há mais de 24 horas, bloqueio na rodovia estadual MS-156, em um trecho no município de Dourados, em Mato Grosso do Sul. O bloqueio faz parte de uma série de protestos que vêm sendo realizados desde a semana passada contra os atuais dirigentes da Superintendência Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Dourados.

Os índios pedem a saída da atual superintendente, gional, Margarida Nicoletti, mas a Funai já informou que o afastamento está descartado.

Na última quarta-feira (28), o mesmo grupo de indígenas que bloqueia a estrada invadiu a sede da Funai em Dourados. O escritório regional só foi desocupado no dia seguinte, após a Justiça determinar a reintegração de posse do local. Desde então, alguns pessoas estão acampadas em frente ao prédio.

Hoje (3), seis vereadores de cidades próximas a Dourados reuniram-se na Câmara de Vereadores do município para discutir os protestos. O encontro foi organizado por um vereador de Dourados, o petista Dirceu Longhi.

De acordo com o vereador, os protestos estão sendo promovidos por índios, em sua grande maioria, da etnia Terena. Ele disse, entretanto, que índios de outras etnias, como a Guarani-Kaiowá, apóiam a atual administração regional da Funai.

"Os índios do protesto querem que a administração fique a cargo de um membro da comunidade indígena da região, mas outros índios já falaram que isso não é prioridade", afirmou Longhi, em entrevista à Agência Brasil. "Para eles [os que não participam das ações] é mais importante garantir a ação da Funai na região do que mudar o comando da escritório de Dourados."

Segundo Longhi, frente à divisão entre os próprios índios, os vereadores reunidos decidiram apoiar qualquer consenso entre a comunidade indígena da região. Ainda hoje, líderes de todas as etnias das aldeias da região devem se reunir para definir uma posição unificada.

Até a publicação desta reportagem, a Agência Brasil não havia conseguido entrar em contato com os líderes dos protestos realizados em Dourados.

Nos siga no Google Notícias