ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

À Comissão de Direitos Humanos, índios pedem mais segurança e audiência com Dilma

Paulo Fernandes | 02/12/2011 20:00
Deputados reunidos com índios em Dourados, ontem à tarde. (Foto: UFGD)
Deputados reunidos com índios em Dourados, ontem à tarde. (Foto: UFGD)

Em conversa com parlamentares que integram a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e a Frente Parlamentar dos Povos Indígenas da Câmara dos Deputados, em Dourados (230 km de Campo Grande), líderes indígenas cobraram, nesta sexta-feira, maior atenção e proteção do Estado brasileiro para a situação de conflito com proprietários rurais. Os índios revelaram ainda que esperam ser recebidos pela presidente Dilma Rousseff.

Os indígenas disseram não confiar nas polícias Militar e Civil de Mato Grosso do Sul e pediram maior presença da Polícia Federal, além da permanência da Força Nacional.

Para o vereador Otoniel Ricardo (PT), representante da aldeia Te´yikue, de Carapu, é importante que a Força Nacional permaneça no estado para evitar novos atentados contra as comunidades indígenas, como o que ocorreu no último dia 18, quando pistoleiros invadiram um acampamento e supostamente mataram o cacique.

Em entrevista ao site governamental Agência Brasil, os índios disseram esperar ser recebidos pela presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, de quem cobram maior atenção à causa indígena. Eles a consideram "muito distante" de seus problemas.

A situação de conflito se arrasta há décadas e tem se acirrado nos últimos dias. Segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), 61 índios foram mortos em Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos.

Nos siga no Google Notícias