ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Índios rompem trégua e entram na fazenda Cambará, em Sidrolândia

Viviane Oliveira | 02/06/2013 16:48

Cerca de 40 índios ocuparam por volta das 13h deste domingo (2) a fazenda Cambará na estrada Geraldo Correa da Silva, região de Sidrolândia, distante 71 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a cozinheira da propriedade, Rosa Leite Ferreira, o marido dela, Leonel Olmedo Ximenez, capataz da fazenda, estava no local junto com o filho, quando os índios chegaram dizendo para eles saírem da sede da propriedade.

“Eles ainda tentaram tirar algum gado, mas os índios não deixaram". Segundo ela, o grupo disse que está retomando as terras para vingar a morte de Oziel Gabriel, de 35 anos, morto na última quinta-feira (30) durante a reintegração de posse da fazenda Buriti.

O proprietário da fazenda, Vanth Vanni Filho, de 53 anos, registrou boletim de ocorrência nesta tarde dizendo que por temer por sua vida e dos seus funcionários iria deixar o local sem questionamento.

Conforme a cozinheira, a fazenda Cambará havia sido ocupada pelos índios no dia 16 de maio, mas que ficaram somente 24h no local e não chegaram a ocupar a sede da fazenda. "Continuamos lá porque eles fizeram um acordo de que não iam entrar na sede", contou a cozinheira. Mas hoje a situação foi outra. "Meu marido conseguiu escapar de trator. Eles não quiseram conversa", diz.

Ontem durante reunião com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) no TJ (Tribunal de Justiça), os índios disseram que iriam suspender as invasões de terras por 15 dias. O compromisso foi firmado pelas lideranças das etnias terena, guarani e kadiwéus.

A trégua foi construída depois de sucessivas tentativas de acordo. As negociações tiveram idas e vindas e foram suspensa por diversas vezes. O principal objetivo do mediador era que as famílias desocupassem a fazenda Buriti, também em Sidrolândia, e a fazenda Esperança, no município de Aquidauana. Não houve acordo para saída das terras, mas, os grupos se comprometeram a não entrar em nenhuma outra propriedade dentro de quinze dias.

A série de ocupações na região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti começou no dia 15 de maio e é parte da reivindicação dos 17 mil hectares para ampliação da Terra Indígena Buriti.

Nos siga no Google Notícias