ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Índios se negam a deixar fazenda antes da colheita

Redação | 30/03/2010 09:07

Os 300 índios que ocupam há seis meses a fazenda Petrópolis, em Miranda, disseram hoje de manhã ao ex-superintendente e funcionário da Funai (Fundação Nacional do Índio), Jorge Antônio Neves, que só aceitam deixar a área após colher a mandioca, milho e feijão, que plantaram no local.

A colheita deve ser concluída somente no fim de maio. Neste momento, o oficial de justiça e policiais federais estão a cinco quilômetros da propriedade, onde pretendem cumprir o mandado de reintegração de posse. O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu o processo de demarcação na propriedade, que pertence ao ex-governador, Pedro Pedrossian.

Há duas semanas os índios chegaram a pedir mais prazo para deixar o local, em reunião com representantes da fazenda. Eles alegavam, assim como agora, que antes queriam fazer a colheita, mas não houve acordo.

A área plantada é de 35 hectares. A fazenda tem 3 mil hectares e índios reivindicam um terço da área, alegando ser indígena. Eles chamam a área de "Aldeia Mãe Terra".

Nos siga no Google Notícias