ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Índios terena invadem pela segunda vez fazenda Buriti em Sidrolândia

Paula Maciulevicius | 15/05/2013 09:15
Invasão em fazenda Buriti acontece dois anos depois de terenas ocuparem 3R, também da família Bacha. (Foto: Arquivo/João Garrigó)
Invasão em fazenda Buriti acontece dois anos depois de terenas ocuparem 3R, também da família Bacha. (Foto: Arquivo/João Garrigó)

Índios terena invadiram a fazenda Buriti, na região de Sidrolândia, na madrugada desta quarta-feira. O dono da propriedade, Ricardo Bacha, está em Brasília onde participa de uma audiência para discutir os conflitos e demarcações indígenas, com o ministro da Justiça. Segundo a dona da fazenda, Jussimara Bacha, cerca de 100 índios armados ocupam parte dos 300 hectares de terra.

Conforme Jussimara, por volta das 23h índios entraram na fazenda vizinha e fizeram um segurança refém. No início da madrugada, eles tentaram entrar pelos fundos da Buriti e chegar até a sede. Houve reação dos seguranças da propriedade e os indígenas recuaram.

Às 4h30, de acordo com a proprietária, os índios chegaram pela estrada. “Eles estavam gritando e atirando. A impressão que dava era de que eram 200 índios armados. Teve tiroteio, foi coisa de faroeste”, descreve Jussimara.

Agora pela manhã, a proprietária conseguiu visualizar cerca de 100 indígenas ocupando o pasto da fazenda. Na sede estão além de Jussimara e o filho, um casal de funcionários, três crianças e dois seguranças.

“A gente tem condição de tirá-los daqui só com a Polícia Federal que até agora não apareceu”, afirmou. A dona da fazenda foi categórica em dizer que não pretende deixar a sede da Buriti. “De jeito nenhum. Não deixo porque ela é minha e para mim isso não é coisa de índio. É coisa de bandido”.

A Polícia Federal afirmou que soube da invasão no início da manhã de hoje e que assim como a Funai, tem conhecimento da situação. Conforme a assessoria de imprensa, a Polícia Federal acompanha de perto a problemática indígena, mas não tem a intenção de ir até a área hoje. E que só deve ir até a fazenda se for acionada pela Funai para acompanhar uma negociação ou para o cumprimento de retirada compulsória determinada pela Justiça.

Nos siga no Google Notícias