ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Índios terena pedem apoio contra ameaças em Miranda

Redação | 04/12/2009 15:11

Um grupo de lideranças das aldeias Cachoeirinha e Lagoinha, de Miranda, vieram hoje a Campo Grande denunciar ameaças e pedir apoio contra fazendeiros da região que estariam revoltados com decisão da 1ª Turma do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) que revogou neta semana liminar e manteve os índios terena na Fazenda Petrópolis, do ex-governador Pedro Pedrossian.

Segundo o grupo, depois que souberam da decisão favorável aos índios, os produtores rurais passaram a fazer ameaças de morte às famílias. Sete pessoas que lideram o movimento de ocupação da área já teriam sido abordados por fazendeiros e recebido aviso dos fazendeiros. "Dizem que vão tirar a gente nem que seja a bala", comenta Euder Adelinp Candelaro, de 39 anos.

Ele diz que produtores da região fecharam os acessos à aldeia, o que impede que os índios busquem comida na Cachoeirinha.

A Justiça Federal suspendeu os efeitos da decisão de primeiro grau que determinava a reintegração de posse da área ocupada pelos Terena desde 21 de outubro. Os índios querem ampliar a aldeia Cachoeirinha, processo de demarcação já foi iniciado e suspenso por conta da briga judicial.

Os índios que chegaram hoje de Miranda temem que mais lideranças sejam assassinadas, como o que ocorreu com o professor guarani Genivaldo Vera, morto durante confronto com seguranças de fazenda em Japorã. Outro professor, Rolindo Vera, também desapareceu no mesmo dia, mas ainda não há notícia sobre o que aconteceu com ele.

"O clima ficou muito tenso", diz o terena. Cerca de 500 famílias indígenas estão na fazenda Petrópolis e dizem que vão resistir até que o processo de demarcação termine.

"Não vamos sair, mesmo com ameaça", diz Ramão Vieira de Souza de 37 anos. Segundo ele, a revolta não se resume aos donos da Petrópolis, outro fazendeiro da região também teria dito que "a entrega das terras não sairia de graça para os índios".

A denúncia feita pelos terena será encaminhada pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos

Nos siga no Google Notícias