ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Inmetro reprova 13 marcas de pescado por excesso de gelo

Redação | 26/03/2010 14:53

A Agência de Metrologia de Mato Grosso do Sul reprovou durante a "Operação Páscoa", realizada durante todo o mês de março em estabelecimentos comerciais de Campo Grande, 13 marcas de pescados congelados cujo peso indicado na embalagem não correspondia à quantidade verificada.

A Operação pesquisou 21 produtos de 14 marcas distintas. Foram analisados em exames de laboratório 100 quilos de pescados e 20 de camarão. Segundo Agência Estadual de Metrologia, a maioria dos lotes reprovados será retirada do mercado ainda nesta sexta-feira (26).

As verificações comprovaram que, em média, os consumidores levam para casa um percentual de 20 a 25% de gelo do conteúdo nominal do produto. "Os pescados congelados são os produtos que mais apresentam irregularidades nos exames quantitativos e por isto pesam no bolso do consumidor nas compras para a Semana Santa", explica o diretor da AEM, Ademir de Sousa Osiro

Depois de constatada a irregularidade, a empresa é notificada e pode apresentar justificativa em dez dias. De acordo com a Agência, a retirada do produto do comércio é imediata, porque está lesando o consumidor. A empresa/indústria que colocar quantidade excessiva de água na embalagem do produto pode ser submetida a uma multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil.

Análise - Após a coleta dos pescados congelados em supermercados, açougues e peixarias, foram feitas as análises laboratoriais. Durante o transporte e transferência das amostras para a sede do Inmetro, a temperatura do produto não pode ser inferior a - 7ºC (menos sete graus celsius).

Os produtos analisados em laboratório passam por uma pesagem, por meio de uma balança de precisão. Em seguida a amostra do pescado congelado é submergida em água com temperatura que varia de 19ºC a 21ºC, durante vinte segundos. Após isso a amostra é retirada e a água é escorrida durante 30 segundos. Desta maneira é possível identificar o percentual de gelo que estava no produto e determinar seu peso exato.

Ovos de Páscoa - Além do pescado, agentes do Inmetro também recolheram amostras dos tradicionais ovos de chocolates e bombons. A "Operação Páscoa" constatou que esses produtos foram aprovados, pois estão em conformidade com as normas exigidas pelo Inmetro. Os ovos de páscoa periciados eram de seis marcas diferentes.

No caso dos Ovos o consumidor deve ficar atento à indicação do peso líquido do ovo de chocolate. Em relação aos brinquedos anexados, a gerente de Qualidade da AEM/MS, Luciana Boni Cogo, sugere que o consumidor fique atento: "Quando houver um brinquedo no interior do produto, deverá constar na embalagem que existe esse brinquedo e que é certificado pelo Inmetro", destaca.

Nos siga no Google Notícias