ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Inquérito da PF vai apurar morte de índio e ação policial em confronto

Aliny Mary Dias | 30/05/2013 18:59
Ônibus trouxe policiais federais e indígenas presos para sede da PF em Campo Grande (Foto: Vanderlei Aparecido)
Ônibus trouxe policiais federais e indígenas presos para sede da PF em Campo Grande (Foto: Vanderlei Aparecido)
Entre armas apreendidas estão espingardas, foices e facões (Foto: Vanderlei Aparecido)
Entre armas apreendidas estão espingardas, foices e facões (Foto: Vanderlei Aparecido)

Após a prisão de 14 indígenas e apreensão de três adolescentes durante a ação de reintegração da posse da fazenda Buriti em Sidrolândia, na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Federal já abriu inquérito que irá apurar a ação dos agentes e os possíveis crimes dos indígenas. O responsável pela morte do indígena Oziel Gabriel, de 35 anos, também será apurada na investigação.

Os 14 índios foram trazidos para a sede da PF em Campo Grande onde devem ser ouvidos durante toda a noite. Outros três adolescentes foram apreendidos e levados para a delegacia da Polícia Civil e também serão ouvidos.

Os indígenas estão em um auditório para onde as armas apreendidas também foram levadas. Entre os itens estão três espingardas, foices, facões, armas artesanais e munição.

Conforme a PF, o depoimento de cada índio deve durar 40 minutos e todos serão ouvidos pelo delegado de plantão. Após as oitivas, a polícia irá definir se todos foram detidos por desacato e desobediência, informação inicial repassada pela PF.

Caso os crimes de desacato e desobediência forem confirmados, os índios podem ser liberados mediante pagamento de fiança. Os crimes têm pena prevista de 6 meses a 2 anos de detenção.

O inquérito aberto no fim da tarde de hoje também vai apurar a ação da polícia. Os indígenas alegam que os agentes chegaram atirando, já a corporação diz que foi recebida a tiros e não reagiu.

Ainda segundo a Polícia Federal, três policiais tiveram ferimentos leves. Um colete que foi atingido por um tiro está na sede da corporação e irá passar por perícia.

Confronto – O comandante da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos disse ao Campo Grande News que a área já foi desocupada, porém, um novo reforço policial da tropa de choque de Dourados foi solicitado.

A fazenda foi invadida pelos terenas em 15 de maio. No mesmo dia, saiu uma decisão para que os índios deixassem o local. Mas a reintegração não foi cumprida e no dia 18 a decisão acabou suspensa até ontem, quando foi realizada audiência na Justiça Federal. Sem acordo entre as partes, o juiz Ronaldo José da Silva determinou o cumprimento da reintegração de posse.

Os índios reivindicam 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terra indígena.

A operação da manhã desta quinta conta com a Polícia Federal, Polícia Militar, Bombeiros, médicos do Samu e policiais da Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe).

Nos siga no Google Notícias