ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Inseto pode ajudar polícia a encontrar plantio de drogas

Paulo Fernandes | 13/05/2011 19:02

Um pesquisador da UnB (Universidade de Brasília) descobriu que insetos encontrados dentro de pacotes de maconha podem dar informações à polícia sobre locais de plantio e as rotas de distribuição da droga até o consumidor.

Em sua pesquisa de mestrado, o biólogo Marcos Patrício Macedo analisou 52 fragmentos de insetos contidos em 7,5 kg da droga prensada.

Ele identificou uma espécie de formiga (Cephalotes pusillus) e duas de percevejo (Euschistus heros e Thyanta perditor) nos pacotes da droga e ao cruzar os registros de ocorrência dos insetos com o mapa das principais áreas de cultivo de maconha na América do Sul, descobriu a origem provável da droga: o Paraguai. O pesquisador trabalha como perito da Polícia Civil.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Marcos Patrício Macedo explica que as duas espécies de percevejo são pragas de monoculturas, principalmente a soja, mas uma delas não tem registros no Nordeste do Brasil, o que exclui o chamado Polígono da Maconha, em Pernambuco, da lista de suspeitos.

Nos siga no Google Notícias