ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Instituto Adolfo Lutz passa a divulgar exames on-line

Redação | 17/11/2010 08:37

Referência nacional em diagnósticos de doenças com a gripe suína, o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, criou um sistema que permite o acesso on-line aos resultados, o que vai acelerar o processo.

A medida beneficiará os profissionais de saúde pública de Mato Grosso do Sul, que envia amostras ao instituto para exames não realizados aqui.

Além da gripe suína, os diagnósticos de febre amarela também são feitos no Adolfo Lutz. O sistema criado permite que apenas funcionários da rede pública poderão acessar os dados com senha e um login pessoais. Hoje, os resultados são enviados por carro da capital para cidades do interior ou por e-mail.

"O tempo de realização do exame permanecerá o mesmo. O que muda é a divulgação do resultado", explicou a coordenadora do instituto, Marta Salomão. Segundo o Instituto, o sistema resultará em respostas mais rápidas para situações como a necessidade de vacinar a população contra o sarampo, por exemplo.

Alguns municípios pegam os resultados por e-mail, método, que sobrecarrega o trabalho de funcionários do Adolfo Lutz. O Instituto é referência nos exames febre amarela, hepatites, meningites, hantavirose, botulismo, coqueluche e doenças pneumocócicas.

Nos siga no Google Notícias