ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Instituto alerta para risco à saúde com onda de calor de 40ºC em MS

Edivaldo Bitencourt | 20/10/2015 10:20
Para enfrentar calor e tempo seco, sul-mato-grossense deve abusar da água (Foto; Marcos Ermínio)
Para enfrentar calor e tempo seco, sul-mato-grossense deve abusar da água (Foto; Marcos Ermínio)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para os riscos para a saúde com a onda de calor que assola Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (20). A temperatura máxima deve atingir 40º. Sem perspectiva de chuvas, a “bolha” deve ganhar força e atingir 43ºC na sexta-feira (23).

Segundo o instituto, a onda de calor deve causar leve risco à saúde dos moradores das regiões centro, leste, norte e oeste de Mato Grosso do Sul. Além das temperaturas altas, o tempo seco deve agravar a situação.

Conforme o Inmet, a temperatura deve oscilar entre 23ºC e 34ºC em Campo Grande nesta terça-feira. A Capital segue sem chuva até sexta-feira, quando podem ocorrer pancadas isoladas. A máxima deve ser registrada na quinta-feira, quando os termômetros devem marcar 36ºC.

Nas demais regiões, o sul-mato-grossense terá um dia infernal, literalmente. A máxima deverá atingir 40ºC hoje. Amanhã e quinta-feira, os termômetros podem chegar a 41ºC. Na sexta-feira, a máxima poderá atingir 43ºC.

A onda de calor deve ser mais grave em outros estados, onde o perigo a saúde é maior, como Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás. O alerta de baixa umidade, também com alerta de risco à saúde, foi emitido para os estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Piauí. No Rio Grande do Sul, onde 60 cidades decretaram situação de emergência, o Inmet alerta para o risco de novos temporais.

O fenômeno El Niño é apontado como a causa das mudanças climáticas no Brasil, com excesso de chuvas na região sul e tempo extremamente seco em outras, como a região Nordeste. Em decorrência desta alteração, Campo Grande teve a a maior quantidade de chuvas em setembro dos últimos 20 anos.

Menina se molha para refrescar na Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Menina se molha para refrescar na Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias