ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Instituto Butantan espera ter vacina contra zika vírus em até 5 anos

Agência Brasil | 15/01/2016 23:57

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou nesta sexta-feira (15) que sua pasta vai dar apoio para que o Instituto Butantan desenvolva uma vacina contra a zika "em tempo recorde", após reunião na entidade, em São Paulo, que discutiu parcerias internacionais para a produção da vacina.

Diante da urgência da situação, o diretor do instituto, Jorge Kalil, calcula que o tempo recorde para que o instituto comece a realizar os primeiros testes em macacos é de um ano e que a vacina pode ser registrada em 3 a 5 anos.
"Se nós conseguirmos cortar todos os espaços, em três anos talvez a gente possa ter alguma coisa. Em vias normais, com algum atraso que eu possa ter, nós falamos em cinco anos. Isso em termos bastante rápidos", disse Kalil.

Desde o início do monitoramento de casos de microcefalia no Brasil, foram registrados 3.530 casos suspeitos da malformação possivelmente ligados ao zika vírus em recém-nascidos. O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (12) em novo informe epidemiológico.

No entanto, o diretor fez a ressalva de que ainda há uma série de dúvidas científicas quanto ao vírus e que, normalmente, uma vacina leva de 10 a 12 anos para ser desenvolvida. "É muito difícil precisar tempo quando a gente faz ciência, porque se soubéssemos a resposta não precisava fazer experimentação", disse.

O instituto já estuda o zika e espera produzir a vacina a partir do vírus da dengue atenuado, que é trabalhado atualmente na vacina contra a dengue. Nele será inserido o gene que codifica para a proteína do zika. Este processo evita o tempo maior que demoraria para atenuar o próprio vírus zika. A entidade também espera passar mais rapidamente pelos entraves burocráticos, que segundo Kalil "sempre vão existir".

Nos siga no Google Notícias