ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Instrutores de trânsito da Capital ameaçam greve

Redação | 20/01/2010 11:08

O SINDIF/MS (Sindicato dos Instrutores e Funcionários de Centro de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul) organiza uma Assembléia Geral Extraordinária com os profissionais de Campo Grande para a próxima sexta-feira, dia 22 de janeiro, para discutir a situação salarial da categoria.

De acordo com Paulo Benites, presidente do SINDIF/MS, o piso salarial de um instrutor de trânsito categoria A/B (carro e moto) hoje é de R$625, 12. No entanto, sempre houve entre as duas classes um "acordo verbal" que define o piso com um valor comissionado aos profissionais - proveniente de aulas extras assim como das premiações do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), por atingir o índice de aulas - que chega a aproximadamente R$ 1.600,00.

Na semana passada, segundo Benites, o SINDCFC/MS (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de trânsito) teria comunicado aos agentes de trânsito que, a partir de janeiro, os Centros de Formação irão pagar somente o piso salarial, o que para os profissionais é tido como irrisório, já que a redução é avaliada em mais de 50%.

"Nossa proposta sempre foi a de registrar na Carteira de Trabalho o que de fato recebemos já que é um acordo. O documento, que na verdade é uma denúncia, de número 050, que solicita isso foi encaminhado ao Ministério Público do Trabalho em 2008, mas infelizmente arquivado por falta de provas quanto a esse 'extra' que ganhamos", explica Benites.

O presidente do o SINDCFC/MS, Wagner Roberto Prado, informou ao CampoGrandenews que o Sindicato dos Centros não divulgou a aprovação dessa redução salarial. Além disso, a questão refere-se a casos isolados.

"Algumas empresas podem estar adotando a medida de não pagar hora-extra aos profissionais ou até mesmo em reduzir a carga horária de trabalho por motivos diversos, como pouca procura de aulas ou maior número de conclusões de processos condutores. De qualquer forma o profissional deve resolver isso com a empresa", afirma Prado.

O presidente explica ainda que o Sindicato não tem como interferir nesse caso já que se trata de hora-extra e não do piso salarial.

Na Assembléia Geral os Centros de Formação que aprovam a redução do salário comissionado serão registrados em Ata e o documento deve ser encaminhado ao Sindicato Patronal, Detran e Ministério do Trabalho.

A reunião também discutirá uma possível greve dos instrutores, caso não haja uma negociação entre as classes.

Paulo Benites explica que a proposta da redução pode estar relacionada a formação recente de 200 instrutores pelo Detran que aceitariam iniciar a carreira apenas com o piso salarial.

Por enquanto a greve deve iniciar somente entre os profissionais de Campo Grande, que atualmente são 1.500 trabalhadores. A paralisação deve ser extendida aos instrutores do interior do estado.

Estão registrados em Mato Grosso do Sul 3.500 agentes de trânsito.

Nos siga no Google Notícias