ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

"Big Brother" da PM em Dourados deve começar a operar em março

Natalia Yahn | 20/02/2016 17:37
Vinte câmeras foram instaladas na área central de Dourados. (Foto: Gizele Almeida / Dourados News)
Vinte câmeras foram instaladas na área central de Dourados. (Foto: Gizele Almeida / Dourados News)

Em Dourados, município a 230 quilômetros de Campo Grande, 20 câmeras de videomonitoramento foram instaladas na cidade e devem começar a operar a partir de março. 

Em entrevista ao site Dourados News o tenente-coronel e comandante do 3°Batalhão de Polícia Militar, Carlos Silva, disse que a ferramenta vai ajudar a coibir vários tipos de crimes e ainda auxiliar no esclarecimento de crimes. “Nosso intuito é diminuir a criminalidade e será uma ajuda nesse sentido para que se sintam intimidados e mais ainda para o esclarecimento de situações diversas que acontecerem como furtos, roubos, acidentes, entre outros”.

Ele cita que essa atuação ocorrerá também em parceria com outros órgãos de segurança que devem utilizar o material das filmagens como troca de informações e base para buscas. “Com isso buscaremos e uniremos provas e vamos trabalhar de maneira integrada para desvendar crimes”, explicou.

Os equipamentos começaram a ser instalados no fim de 2015, nos principais pontos da cidade - em locais com prioridade inicial no centro e em áreas de grande fluxo - próximo a universidades, em cruzamentos da região central, Hayel Bon Faker, Jardim Água Boa, além da entrada e saída da cidade. A Polícia Militar deve contará com mais equipamentos até o final de março e a previsão é de que comece a funcionar 24 horas por dia, assim que finalizada a estrutura - porém, ainda sem data confirmada para acontecer.

OperaçãoAs filmagens já acontecem em alguns pontos da cidade através de equipamentos da Guarda Municipal. O comandante da Gurarda, João Vicente Chencareck, explica que ação tem uma central na sede do grupo e que além do foco de esclarecimento de acidentes, de crimes junto as polícias, tem auxiliado ambém na questão das drogas, como prevenção e combate ao tráfico.

“Nossa atuação ocorre nessas situações e com parceria do Governo Federal no projeto ‘Crack é possível vencer’ e inclusive vamos receber mais equipamentos até o mês de junho. A busca junto ao projeto é encontrar pontos de consumo e bocas de fumo para tomar as providências necessárias”, disse.

Os equipamentos atualmente estão na região central, como Praça Antônio João e nas proximidades de bancos.

Nos siga no Google Notícias