A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

23/10/2014 11:48

MP apura irregularidades em associação que cuida de idosos

Viviane Oliveira

O promotor de Justiça Allan Thiago Barbosa Arakaki ajuizou ação para apurar má gestão na Acovale (Associação Comunitária Vale da Benção), em Santa Rita do Pardo, distante 266 quilômetros de Campo Grande. A associação recebe verba do município e doações para acolher os idosos quando há o abandono familiar. Além disso, o asilo também recebe a aposentadoria deles.

Veja Mais
Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
PRF apreende carreta com 250 kg de agrotóxicos contrabandeados do Uruguai

Durante vistoria no local, o promotor observou que os idosos estavam sujeitos a condições deploráveis de higiene e de alimentação. Além de animais como galinhas e gatos passando nos ambientes externos e internos, as comidas estavam armazenadas incorretamente. A casa também tinha um cheiro forte de urina e buracos nas paredes sem nenhuma proteção.

Diante dessa situação, foi instaurado procedimento pedindo que a entidade preste contas dos recursos que recebeu do Município de Santa Rita do Pardo e do que foi feito dos benefícios que os idosos recebem do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Dessa forma, foi recomendado a Prefeitura que suspendesse imediatamento qualquer repasse de recurso, passando para entidade a responsabilidade total de manutenção do local.

O presidente da Acovale chegou a ser preso em flagrante por usar para fins particulares um veículo Fiat Uno da associação, adquirido com recursos municipais. O promotor de Justiça denunciou o presidente da Acovale por peculato, improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e por ofensa aos princípios da moralidade e da impessoalidade. O presidente foi afastado pela juíza Daniela Endrice Rizzo, no dia 1º deste mês.

Por fim, foi solicitada a instauração de inquérito policial para apurar a responsabilidade criminal do presidente e dos demais diretores da entidade. O Campo Grande News tentou contato, pelo telefone disponível no site da Acovale, mas o celular estava desligado.

Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
Um trabalhador rural identificado como Abmael Fernandes dos Santos, de 30 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (7) ao ser atingido por um raio en...
Autores de 'arrastão' são presos após perseguição de moto; veja o vídeo
"Desculpem os palavrões, mas há situações em que a gentileza não é prioridade". Assim a Getam (Grupamento Especial Tático de Motos) publicou nesta qu...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions