ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

3ª ação do Gaeco prende empresário influente que financiou vereador

Viviane Oliveira | 03/12/2014 10:21
Gaeco no primeiro dia de operação na Casa de Leis. (Foto: Rio Pardo News)
Gaeco no primeiro dia de operação na Casa de Leis. (Foto: Rio Pardo News)

O empresário Rinaldo Nunes foi preso, na manhã desta quarta-feira (3), em Ribas do Rio Pardo, 103 quilômetros de Campo Grande, na 3ª ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), desencadeada no começo do mês passado para apurar a "farra das diárias" na Câmara Municipal da cidade. O mandado de prisão temporária foi decretado pelo juiz do município Marcelo Andrade Campos Silva. Até agora, oito dos onze vereadores e cinco servidores da Casa foram afastados do cargo.

Conforme informações apuradas pelo Campo Grande News, Rinaldo financiou em 2012 a campanha do ex-presidente da Casa de Leis, Adalberto Alexandre Domingues (PRTB), o Betinho, que foi afastado do cargo e preso. Rinaldo, que era o braço direito do ex-vereador, é dono de postos de combustíveis na cidade e de uma carvoaria. O empresário deve ser transferido ainda hoje para a sede do Gaeco, na Capital. Na semana passada, além de Betinho também foi preso em Campo Grande, o contador do poder legislativo na cidade. O nome dele não foi divulgado.

De acordo com a investigação do Ministério Público Estadual, os vereadores faziam saques de dinheiro em um supermercado do município, pagavam pensão alimentícia com dinheiro público, forjavam relatórios de viagens e ensinavam os colegas a seguir com os esquemas fraudulentos. O ministério fez uma relação de crimes cometidos por cada um dos acusados. O grupo também contratava empresas sem licitação ou por procedimentos licitatórios que não passavam de farsa, para beneficiar empresas de familiares e de amigos dos agentes públicos.

Fora do cargo – Além de Betinho, foram afastados do cargo a vereadora Lucineide Friosi (PSC), os vereadores Adalberto Alexandre Domingues, o Betinho, presidente da Câmara, Antonino Ângelo da Silva, vice-presidente, Célia Regina Ribeiro, Cláudio Roberto Siqueira Lins, Diony Erick Lima, Fabiano Duarte de Souza e Justino Machado Nogueira. Os servidores Gil Nei Paes da Silva, assessor e pregoeiro da Câmara; Cacildo Camargo, diretor da Casa; Marcos Gomes da Silva Junior, presidente da comissão de licitação; Natanael Godoy Neto, procurador jurídico e Walter Antônio, contador do legislativo municipal.

No último dia 25, foram empossados oitos suplentes em substituição aos vereadores afastados pela Justiça.

Nos siga no Google Notícias