ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

90 novas vagas vão acabar com superlotação em presídio, diz Agepen

Thiago de Souza | 27/07/2015 21:42
Novo pavilhão tem 10 celas, sala de aula e sala para trabalho. (Foto: Divulgação/Agepen)
Novo pavilhão tem 10 celas, sala de aula e sala para trabalho. (Foto: Divulgação/Agepen)

90 vagas foram abertas no Estabelecimento Penal Máximo Romero, em Jardim, a 239 quilômetros de Campo Grande. A ativação do novo pavilhão do presídio possibilitou aumentar a capacidade do complexo em 375%, passando de 24 vagas para 114, divulgou hoje (27) a Agepen (Agência Estadual do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), durante solenidade de entrega do novo pavilhão do presídio.

A nova estrutura foi construída pelo Governo do Estado em parceria com o Poder Judiciário, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Jardim e o Conselho da Comunidade de Jardim.

Apesar de inaugurado em dezembro de 2014, o local só foi aberto para os detentos agora. O novo pavilhão conta com 10 celas, uma sala de aula e uma área para o setor de trabalho.

Durante a solenidade de entrega do novo pavilhão, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, relatou a necessidade dessas novas vagas, "por conta da superlotação no presídio". Lembrou também que, a falta de servidores no quadro de pessoal dificultava a operacionalização do local, “o que foi possível graças ao empenho da equipe de agentes penitenciários e direção do presídio, no sentido de equalizar o problema”.

O diretor do EPMR, Creone da Conceição Batista, disse que o novo pavilhão está sendo destinado aos reeducandos de melhor comportamento, principalmente aos que trabalham e estudam na unidade penal.

O interno Sydney Espinosa, 32, disse estudar na oitava série do ensino fundamental e estar satisfeito com a reorganização do espaço. “Demonstra a preocupação das autoridades em proporcionar mais dignidade ao nosso cumprimento de pena”, disse.

Também foi realizado o lançamento do projeto que permitirá que internos trabalhem na confecção de blocos de cimento a ser utilizados no calçamento de espaços públicos, por conta de um convênio entre a Agepen e a Prefeitura Municipal. Conforme o termo de cooperação mútua, seis internos irão trabalhar na produção, com direito à remição de pena e recebimento mensal de ¾ do salário mínimo vigente.

Nos siga no Google Notícias