A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Fevereiro de 2017

09/08/2012 19:10

A pedido do MPE, Justiça manda município implantar Samu em Bonito

Nadyenka Castro

Também foi determinado, em caráter liminar, curso para policiais e contratação de motorista de plantão para ambulância

Atendimento realizado pelo Samu em Campo Grande. (Foto: Rodrigo Pazinato)Atendimento realizado pelo Samu em Campo Grande. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A Justiça determinou à Prefeitura de Bonito a implantação do sistema Samu (Serviço Móvel de Urgência), no município. A ordem, em caráter liminar, foi feita a pedido do MPE (Ministério Público Estadual).

O MPE impetrou Ação Civil Pública com pedido de liminar contra o município após verificar negligência de atendimento, ausência de socorro e cuidados necessários com a saúde da adolescente Lara Olmedo da Silva, que morreu.

Conforme o MPE, no dia 23 de outubro de 2011, a menina desmaiou. A mãe não conseguiu atendimento de ambulância para a filha e pediu socorro à PM (Polícia Militar), através do 190. A adolescente foi levada ao hospital por policiais militares, mas, morreu no mesmo dia.

O MPE abriu inquérito para apurar a negligência e, diante dos indícios de que o atendimento não foi o adequado, acionou a Justiça.

A juíza Paulinne Simões de Souza Arruda concedeu liminar e determinou ao município que seja incluso no orçamento de 2013 recursos necessários para a implementação do Samu.

A magistrada também ordenou que a prefeitura de Bonito providencie junto ao Comando Geral dos Bombeiros em Jardim ou outro órgão competente, curso de atendimento pré-hospitalar para todos os policiais militares lotados na cidade, a ser realizado no prazo de 60 dias.

A ordem judicial inclui ainda motorista de plantão para ambulância e outro de sobreaviso - com o veiculo - para agilizar o atendimento e que, aos fins de semana, o trabalhador fique no hospital ou no posto da PM.

Jovem acaba espancado por bandidos ao tentar reagir a assalto em bar
Um jovem de 19 anos foi espancado por bandidos durante um assalto sofrido na madrugada deste sábado (25), em um bar de Três Lagoas (a 338km de Campo ...
Filho é preso em flagrante pela PM após espancar pais idosos
Um homem de 32 anos foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (25) após espancar seus pais idosos, de 63 e 61, na região central de Paranaíba ...
Apuração no HR conclui que não houve 'falha ética' em mortes no local
Uma investigação interna realizada pela direção do HR (Hospital Regional) de Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande para apurar a mo...



Outro absurdo que ocorre em Bonito, é a falta do Corpo de Bombeiros. É verdade que a cidade só tem 20 mil habitantes, porem, recebemos mais de 100 mil turistas por ano. Felizmente não tem acontecido acidentes de maior gravidade, mas não é o caso: em primeiro lugar deve-se atenção a vida humana, e isso não existe em nossa cidade. Faltam homens de verdade para governar!
 
Olices Trelha em 10/08/2012 09:36:48
Em Bonito as coiss só se resolvem através da pressão judicial. Até medicamentos geralmente as pessoas só consegue na municipalidade através do MP. Sabenos que a Prefeitura não é instituição de caridade, mas o governo municipal tem obrigação em atender coisas que as vezes saem da realidde diária das pessoas, e isso não acontece aqui.
 
Olices Trelha em 10/08/2012 09:32:38
É sempre assim, tem que morrer alguém para tomarem uma atitude. É uma vergonha uma cidade como Bonito, capital do Eco-Turismo, não ter um sistema de atendimento à Urgnência e Emergência. (Bombeiro e SAMU).
 
Édipo Antunes em 10/08/2012 03:26:12
Nossa até que em fim começaram a lembrar da cidade de Bonito....
 
Beatriz martim em 10/08/2012 01:58:52
Parabéns isso é um grande progresso para Bonito .....
 
jansen duraes em 10/08/2012 01:56:18
PARABENS DOUTORA. ASSIM QUE A JUSTIÇA TEM AGIR,BONITO MS PRECISA DESTAS DETERMINAÇÃO PARA PODER ANDAR PRINCIPALMENTE NA AREA DE SAÚDE PUBLICA,
 
HERCULANO BENITES em 09/08/2012 10:33:15
(continuação ...) Por que a magistrada não determinou também melhorias para Bombeiros e PMs da Cidade? Policial militar não é socorrista por atribuição. Esta missão, quem faz, e faz muito bem são nossos irmãos bombeiros militares. Corremos grande risco de PMs responderem judicialmente por prestação de socorro mal feita. Afinal, nossa vivência com tais realidades é insignificante.
 
Fernando Silva em 09/08/2012 08:05:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions