ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

A portas fechadas, igreja em Corumbá celebra "lavagem das escadarias"

Graziela Rezende | 28/12/2013 11:12

A portas fechadas, a igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, em Corumbá, a 419 quilômetros da Capital, celebrará pelo sétimo ano consecutivo a tradicional Lavagem da Escadaria. A ação ocorrerá no dia 30 de dezembro, conforme antecipou ao Diário Corumbaense o babalorixá Zazelakum Clemílson Medina.

Em entrevista, ele ressaltou que todos foram avisados com antecedência, diferente de 2011, quando foi uma “surpresa” a informação das portas fechadas. Neste ano, o evento tem a intenção de celebrar mais que um louvor, mas também um ato de indignação por não terem mais a missa e a lavagem juntas, simbolizando respeito, união e comprometimento com os jovens da cidade.

Na segunda-feira, às 19h30, em frente à igreja, inicia o ato que atrai muitos turistas. “Lembramos a humildade, a mesma humildade com a qual Jesus lavou os pés dos discípulos. Queríamos um maior apoio, tanto dos poderes executivos, legislativos e judiciários, e não é isso que estamos tendo. Porém, temos da população, que está todos os anos conosco, independente se as portas estão abertas ou não”, disse Clemilson ao Diário.

Ritual - A lavagem da escadaria ocorre desde 2002, sempre no dia 30 de dezembro. Além de Corumbá, a lavagem da escadaria, ocorre também na Bahia. É embalada pelo toque dos atabaques e a cantoria dos homens. Somente as mulheres podem lavar e perfumar as escadarias com água de cheiro e os ramos de plantas.

Os participantes apontam que o ritual é um momento de muito respeito, de muita oração, em que lavam todas as impurezas e desavenças que ficaram no ano que se encerram, para que o novo ano seja recebido com o coração aberto a todas as coisas boas e pedindo que tenhamos êxito em todas as ações.

(Com informações do Diário Corumbaense).

Nos siga no Google Notícias