ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Aberto só até 20h, Aeroporto de Corumbá provoca críticas

Fabiano Arruda | 21/03/2012 17:19
Pousos e decolagens após o horário dependem de autorização de departamento da FAB. (Foto: Divulgação/Infraero)
Pousos e decolagens após o horário dependem de autorização de departamento da FAB. (Foto: Divulgação/Infraero)

O funcionamento do Aeroporto Internacional de Corumbá, um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, até as 20 horas apenas, está gerando críticas.

A reclamação é que, por conta do horário, passageiros que vão ao município para prestigiar eventos, por exemplo, acabam sem ter como viajar após esse horário.

Outra crítica é que o Aeroporto de Dourados, cidade que tem menor potencial turístico que Corumbá, é o único do interior a funcionar 24 horas.

O piloto comercial e proprietário de empresa de táxi aéreo, José Eduardo Rolim Júnior, comenta que já presenciou transtornos por causa da restrição.

Segundo ele, o aeroporto tem totais condições para receber pousos e decolagens à noite como balisamento noturno. No entanto, os funcionários que auxiliam os pilotos não trabalham após o pôr do sol, diz.

“Isto é totalmente inviável, já que a cidade cresce muito, faz divisa com fronteira. E para pedir operar após as 20 horas é preciso passar por uma burocracia e pedir autorização à DECEA (Departamento de Controle do Espaço) controlada pela FAB (Força Aérea Brasileira”, explicou.

Rolim explica que a maioria dos voos com destino a Corumbá são comerciais e, geralmente, clientes adotam o transporte para ganhar tempo. “Alguns casos são imprevisíveis e não se pode ficar à mercê de autorizações”, comenta.

Quem também faz críticas a situação é o deputado estadual Paulo Duarte (PT). “O aeroporto tem estrutura, iluminação e é subutilizado, o que é absurdo”, disparou, alegando que foram investidos, recentemente, R$ 20 milhões no local.

O petista condenou a aplicação do recurso enquanto o aeroporto segue no mesmo horário de operação o que, para ele, pode trazer prejuízos ao município.

“Alguém pode questionar que a minoria utiliza o avião, mas se uma cidade quer se desenvolver é preciso ter estrutura preparada”, pontuou, garantindo que vai cobrar da Infraero explicações sobre o caso.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá, Rodolfo Acef, revela que a Prefeitura reivindica que um voo da empresa Gol, que sai de Campo Grande com destino a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, faça escala em Corumbá.

A manobra serve como estratégia para gerar maior movimentação no aeroporto e forçar a Infraero a contratar mais pessoal para trabalhar.

Segundo Acef, uma consulta técnica apontou que é viável a escala e falta consultar a Gol. “A Infraero me pergunta qual a necessidade de o aeroporto funcionar 24 horas se tem apenas um voo diário. Por isto precisamos criar demanda”, explicou.

Do outro lado, a Infraero, por meio da assessoria de imprensa, comenta que a operação do aeroporto até as 20 horas se deve estritamente a falta de demanda por possuir apenas um voo diário. O restante do movimento é oriundo de voos comerciais.

Segundo a Infraero, pousos e decolagens depois das 20 horas são autorizados por meio de pedido de autorização ao DCEA. As exceções ficam por conta para aeronaves de emergência e ambulância.

Nos siga no Google Notícias